Maputo, 15 de Setembro de 2025 – O Ministro dos Transportes e Logística, João Jorge Matlombe, recebeu nesta segunda-feira a bancada parlamentar do partido PODEMOS, liderada por Sebastião Mussanhane, para uma audiência de trabalho centrada na análise da situação actual do sector.
Durante o encontro, foram abordados vários temas críticos, com destaque para:
- Deficiências de infraestruturas de transporte em todo o país;
- Problemas relacionados com as portagens e sua gestão;
- Estado da bilhética electrónica FAMBA, lançada em 2021 mas considerada um fracasso pela bancada.
Sobre o projecto FAMBA, o ministro admitiu as falhas:
“Houve falhas por parte do governo, mas também do operador. Temos que corrigir os erros do passado.”
A reabilitação da Estrada Nacional n.º 1 (N1) foi outro ponto em destaque. Confrontado com declarações anteriores de que já existiriam fundos disponíveis, Matlombe foi claro:
“Não há nenhum fundo para a reabilitação da N1 e nunca houve contrato.”
A bancada parlamentar também levantou a questão da inactividade dos pilotos moçambicanos, que actualmente não estão a operar nas aeronaves da LAM. Em resposta, Matlombe explicou que as aeronaves arrendadas vêm com tripulações próprias, mas garantiu que estão em curso esforços para adquirir aeronaves que permitam a incorporação de pilotos nacionais.
Relativamente às constantes avarias da nova aeronave da LAM, o governante preferiu não aprofundar o tema, prometendo partilhar mais informações em momento oportuno.
No encerramento da audiência, o líder da bancada do PODEMOS destacou a vontade do partido em cooperar activamente na busca de soluções:
“Não gostaríamos de ser uma bancada que apenas exige, mas também que contribui com soluções. O que nos interessa neste momento não é defender cores partidárias, mas sim os interesses dos moçambicanos.” – afirmou Sebastião Mussanhane.
Como sinal de abertura e diálogo, o Ministro convidou os deputados do PODEMOS a visitar a Ilha de Inhaca, onde decorrem obras de construção de uma ponte, como parte dos esforços de melhoria das ligações e acessos naquela região.
