Lula reage contra tarifas dos EUA após condenação de Bolsonaro

 


Após a decisão da semana passada contra o ex-presidente Bolsonaro, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, postou no X que o governo de Trump "responderá de acordo".

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, insurgiu-se no domingo contra a imposição de uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros importados para os Estados Unidos, argumentando que se tratava de uma medida "política" e "ilógica".

Lula disse num artigo de opinião publicado no New York Times que o seu governo está aberto a negociar tudo o que possa trazer benefícios mútuos.

"Mas a democracia e a soberania do Brasil não estão em cima da mesa", acrescentou.

O julgamento chegou ao fim na quinta-feira, depois de um painel de juízes do Supremo Tribunal ter decidido que Bolsonaro tinha tentado um golpe após a sua derrota eleitoral em 2022 para Lula, provocando receios de novas medidas dos EUA contra o Brasil.

Lula disse estar orgulhoso do Supremo Tribunal Federal pela sua "decisão histórica" que salvaguarda as instituições do Brasil, o estado democrático de direito e não é uma "caça às bruxas".

"A decisão foi tomada após meses de investigações que revelaram planos para assassinar a mim, ao vice-presidente e a um juiz do Supremo Tribunal Federal", disse Lula.

Fonte: Euronews

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem