Época chuvosa já fez 106 mortos em Moçambique

 


O número de vítimas mortais registadas na presente época chuvosa aumentou de 103 para 106, segundo anunciou, esta segunda-feira, na cidade de Xai-Xai, província de Gaza, o porta-voz do Governo, Inocêncio Impissa.

De acordo com o governante, 11 pessoas perderam a vida entre 22 de Dezembro e o mês de Janeiro, em consequência de diferentes fenómenos associados às chuvas intensas. Entre as principais causas das mortes constam descargas atmosféricas, electrocussões, afogamentos, entre outros incidentes relacionados com as condições climáticas adversas.

A época chuvosa, que tem início no mês de Outubro, já afectou cerca de 600 mil pessoas em todo o país. Neste período, foram registadas quase quatro mil casas parcialmente inundadas e 2.567 habitações totalmente destruídas, segundo dados apresentados pelo Executivo.

As províncias de Gaza e Maputo figuram entre as mais afectadas. Em Gaza, 330.390 pessoas foram impactadas pelas chuvas, enquanto na província de Maputo o número de afectados ascende a 264.291 pessoas.

Relativamente ao acolhimento das populações deslocadas, a província de Gaza conta actualmente com 14 centros de acomodação transitória, onde se encontram mais de 38 mil pessoas. Já na província de Maputo, funcionam 19 centros, que acolhem pouco mais de quatro mil deslocados.

O Governo continua a acompanhar a situação e apela à população para a adopção de medidas de prevenção, sobretudo nas zonas mais vulneráveis aos efeitos das chuvas intensas.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem