GOVERNO DISPONIBILIZA TRANSPORTES EXTRAORDINÁRIOS PARA APOIAR POPULAÇÕES ISOLADAS DEVIDO ÀS CHEIAS

 

O Governo anunciou a disponibilização de meios de transporte extraordinários para apoiar as populações afectadas pelas cheias que provocaram o corte da Estrada Nacional Número Um (EN1), deixando várias comunidades isoladas, sobretudo na província de Maputo.

Corpo da notícia:
A medida foi anunciada este domingo, 25 de Janeiro, pelo Ministério dos Transportes e Logística, que informou a realização de um comboio especial de passageiros entre Maputo e Magude, como resposta de emergência à situação provocada pelas inundações.

Segundo o comunicado oficial, o comboio partirá da cidade de Maputo na terça-feira, 27 de Janeiro, às 09h00, com regresso previsto para quarta-feira, 28 de Janeiro, à mesma hora. A composição terá capacidade para transportar até 1.200 passageiros.

Por se tratar de uma operação de carácter humanitário, a empresa Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) irá aplicar uma tarifa reduzida de 50 meticais por viagem, correspondente a 50 por cento do valor normal do bilhete, com o objectivo de facilitar a mobilidade das populações afectadas.

Além do transporte de passageiros, os CFM irão assegurar um comboio especial de mercadorias para o transporte de bens essenciais. Este serviço partirá da estação da Matola Gare, na cidade da Matola, na quarta-feira, 28 de Janeiro, às 05h00, com destino a Magude. O comboio irá rebocar vagões de carga e duas carruagens destinadas aos acompanhantes, estando o regresso previsto para quinta-feira, 29 de Janeiro.

No âmbito das acções de apoio humanitário, o Ministério dos Transportes e Logística informou ainda que uma embarcação partirá esta segunda-feira, 26 de Janeiro, da cidade de Maputo, transportando produtos de ajuda humanitária com destino ao porto de Chongoene, na província de Gaza. O regresso à capital do país está previsto para quinta-feira, 29 de Janeiro, transportando passageiros.

A embarcação tem capacidade para 150 passageiros e será aplicada uma tarifa social de 300 meticais, com vista a garantir o acesso ao transporte em contexto de emergência humanitária.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem